sábado, 31 de agosto de 2013

Entenda o que é Ansiedade Alimentar




QUEM NUNCA COMEU DESENFREADAMENTE? DEVOROU TUDO O QUE TINHA EM MINUTOS? 

COMEU TÃO RÁPIDO QUE CONTINUOU COMO SE NÃO TIVESSE COMIDO?

QUEM NUNCA SENTIU UMA ANGÚSTIA QUE NEM SABE O PORQUÊ, UMA FOME TREMENDA PARECE QUE TEM UM BURACO NO SEU ESTÔMAGO E VOCÊ NEM SE QUER LEMBROU QUE FAZ POUCO QUE COMEU?

FICOU MUITO TRISTE, ANOJADA DE SI MESMO E MUITO CULPADA APÓS TER COMIDO TANTO AO PONTO DE DOER O ESTÔMAGO?

BEM VINDOS AO MUNDO DA ANSIEDADE ALIMENTAR OU COMPULSÃO ALIMENTAR!!!


O Transtorno Alimentar é caracterizado por episódios de ingestão alimentar extremamente excessiva, e para ser diagnosticada é necessária que este comportamento ocorra 2 x por SEMANA EM UM PERÍODO MÍNIMO DE 6 MESES.


Durante o episódio de compulsão a pessoa tem um forte descontrole sobre o que está comendo, não consegue parar e engole muito rápido, juntamente um sentimento de culpa e vergonha acompanha a crise.



Quase todas as pessoas com esse transtorno são obesas e apresentam histórias de variação de peso. São propensas a vários problemas clínicos graves como o colesterol, hipertensão arterial e diabetes. Além desses problemas, a fome emocional afeta autoconfiança e autoestima e isto se torna um ciclo viciosa.



Quanto maiores as dificuldades na vida, mais a pessoa usa a comida como ponto de fuga e com isso as dificuldades aumenta. 



A comida se configura uma espécie de DROGA. Um vício em formas de bolos, doces, massas, frituras, biscoitos. A comida é uma inimiga e a cozinha, o caminho mais curto para chegar ao fundo do poço.



Segundo a OMS (organização mundial da saúde), cerca de 30% das pessoas que procuram tratamento para perda de peso são portadores de transtorno do comer compulsivo. O primeiro sinal do distúrbio, na maioria das vezes, é visível no corpo. A silhueta fica cada vez mais redonda e a balança acusa um ganho de peso contínuo.

Os estudos do transtorno de compulsão periódica são recentes, 1994, desde então pesquisadores já descobriram, por exemplo, a comilança ocorre no fim da tarde e noite. Uma das hipóteses para a preferencia de horário é que o compulsivo tem mais privacidade em casa do que em outros lugares, como no trabalho. Longe de pessoas diferentes não passa vergonha por causa do exagero.


A pessoa sente-se ansiosa e tem tendência à depressão, sente-se culpada, com remorso, vergonha e solitária. Devido a fatores emocionais é o pivô da comilança descontrolada.

OBS: Não adianta a recorrer a regimes radicais. O período de abstinência dura pouco, e um alimento tentador  ou uma situação que mexa com as emoções  pode desencadear uma nova crise de compulsão.


É necessário entender o transtorno, porque desconhecer só traz sofrimento quase certo na balança. Como não emagrece, cresce a ansiedade, que leva a novos ataques de comilança. As invasões às escondidas aos armários sempre e a procura de algo bem gostoso (uma bomba calórico). Uma das hipóteses é que a ingestão desses alimentos reduz a ansiedade e a depressão proporcionando um conforto momentâneo.


OBS: Continuo a explanação do assunto no próximo Post.
Abraços