domingo, 3 de novembro de 2013

Sinto falta do café com Açúcar !


Já faz um mês que não uso mais açúcar, sou meio formiga, mas sinto uma falta enorme do cafezinho preto ou com leite com açúcar pela manhã. Principalmente quando algo está fora do controle ou estou na TPM. (como descreve em um post mais antigo http://projetocorpoviolao.blogspot.com.br/2013/10/quando-vc-elimina-o-excesso-de-gordura.html, onde saiu um pouco do foco! O açúcar se fez presente)

Eu estava estudando sobre o assunto, porque quero voltar a usar novamente principalmente no café da manhã.

Segue a reportagem .

Boa leitura

Assim que uma pessoa decide seguir uma dieta de emagrecimento, sabe que uma das primeiras medidas a tomar é diminuir o consumo de açúcar. Isso porque ele está totalmente associado ao ganho de peso.
Porém, dizer que ele é sempre o grande vilão das dietas não é totalmente correto, conforme explica Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica Dra Fernanda Granja. “Este é um termo muito ‘forte’… O grande problema está no tipo de açúcar que consumimos e na quantidade. Geralmente o açúcar mais consumido é o refinado, também conhecido como açúcar branco, e em grandes quantidades. Ele fornece ao organismo apenas calorias, pois todas as suas vitaminas e minerais são perdidos no processo de refinamento”, diz.
A nutricionista destaca que, apesar de fornecer energia (o produto final da digestão do açúcar é a glicose, principal fonte de energia), nosso organismo necessita de muitas vitaminas e minerais (Magnésio, Ferro, Zinco, Selênio etc.) para garantir energia ao longo do dia, o que não conseguimos com a ingestão do açúcar refinado.
Pâmela explica ainda que, muitas pessoas acostumam seu paladar a uma grande quantidade de açúcar refinado, e acabam adoçando alimentos que já são naturalmente doces, como os sucos frutas, por exemplo. “Esse excesso eleva nossos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o nível do hormônio insulina, podendo provocar o aumento da gordura corporal, além de doenças”, diz.

Outros males

Além de seu consumo excessivo estar associado ao ganho de peso, o açúcar pode oferecer outros males à saúde.
“O consumo excessivo do açúcar refinado e suas consequentes alterações nos níveis de glicose e insulina podem contribuir para o surgimento de doenças e alterações do organismo, como: diabetes; resistência à insulina (falência do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina e a consequente falta do hormônio) e esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)”, diz a nutricionista Pâmela.
“Esse consumo excessivo atrapalha também a absorção dos nutrientes e favorece o crescimento de bactérias ruins no intestino – pois serve de alimento para elas e fermenta no intestino; aumenta acidificação do sangue, promovendo o envelhecimento precoce das células; estressa o organismo, levando ao aumento do hormônio Cortisol (hormônio do estresse), promovendo o acúmulo de gordura no organismo e aumento dos radicais livres e ainda prejudica o processo de eliminação das toxinas do organismo”, acrescenta a nutricionista.

Os diferentes tipos de açúcar

acucar o grande vilao das dietas 1 Açúcar: o grande vilão das dietas?
Foto: Thinkstock
Vale ressaltar que existem vários tipos de açúcar no mercado e é fundamental saber a diferença entre eles, conforme explica a nutricionista Pâmela:
Açúcar mascavo: é a forma mais bruta do açúcar, feito a partir do caldo da cana recém-extraído. “Esse tipo de açúcar não passa por nenhum processo de refinamento, além de não receber aditivos químicos. Preserva suas vitaminas e minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, sódio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C)”, diz a nutricionista.
Açúcar demerara: é um subproduto do açúcar mascavo, obtido a partir de um leve processo de purificação do açúcar mascavo. “Ele conserva um alto valor nutricional, bem semelhante ao mascavo”, diz Pâmela.
Açúcar cristal: é obtido a partir de alguns processos de refinamento, pode perder cerca de 90% das vitaminas e minerais (presentes no mascavo).
Açúcar refinado/açúcar branco: obtido a partir de processos de refinamento e adição de aditivos químicos, como o enxofre. “Esse tipo de açúcar perde praticamente todas as suas vitaminas e minerais, sobrando apenas as calorias”, lembra a nutricionista.
Açúcar de confeiteiro: passa por um refinamento sofisticado e recebe a adição de 3% de amido de milho ou de arroz. “Assim como o refinado, não preserva as vitaminas e minerais”, diz Pâmela.
Açúcar light: é uma combinação de açúcar refinado e adoçantes artificiais.

Adoçante é uma boa opção?

Pâmela Miguel explica que o consumo de adoçante deve ser indicado para quem não pode consumir o açúcar, como diabéticos, pessoas com resistência à insulina ou outras alterações de saúde.
“O adoçante, apesar de não conter quase nenhuma caloria, possui um poder de adoçar 300 vezes maior do que o açúcar. Esse efeito ativa receptores na língua e intestino estimulando a absorção da glicose (produto final da digestão do açúcar), porém, essa glicose não entra na corrente sanguínea, gerando assim uma maior vontade de comer doces e carboidratos”, destaca a nutricionista.
Dessa forma vale a pena ficar atenta e evitar também o consumo excessivo de adoçantes!

Consumo moderado

Para que não se torne, de fato, um vilão para a sua dieta (e saúde), o açúcar deve ser consumido de forma moderada, sendo adicionado apenas em preparações ou alimentos que realmente necessitam dessa adição. “Muitos sucos feitos a partir de fruta natural e doces concentrados a base de frutas, por exemplo, não necessitam dele”, destaca a Pâmela Miguel.
“Cafés, bolos, sucos de frutas acidas, tortas, entre outros, podem ser adoçados, mas dê preferência ao açúcar mascavo ou o demerara”, acrescenta a nutricionista.
Pâmela destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar não ultrapasse 10% das calorias da dieta. “Desta forma, em uma dieta de 2000kcal, o consumo de açúcar não deve ultrapassar 50g (aproximadamente 4 colheres de sopa)”, explica.

4 dicas para diminuir o consumo de açúcar no dia a dia

As orientações são da nutricionista Pâmela Miguel:
  1. Procure adaptar o seu paladar ao sabor natural dos alimentos;
  2. Purês de frutas também podem ser formas de adoçar bolos e tortas;
  3. A canela em pó adicionada ao café e a outras preparações pode contribuir para redução da quantidade de açúcar.
  4. Consuma o açúcar somente em quantidade moderada e na forma de rodízio: intercalando entre o açúcar mascavo e o demerara. Outras opções para esse rodízio são: mel e extrato de agave.
Agora você já conhece os riscos que o excesso de açúcar oferece à sua saúde. Opte, sempre que possível, pelo açúcar mascavo ou use as dicas acima para fazer substituições inteligentes. E em relação ao açúcar mascavo, lembre-se sempre: moderação é a palavra chave!

Obs: vou arrumar um tempo para fazer visitinhas. Amo ler os blogues. bjs

20 comentários:

  1. Nossa muito interessante, quando eu to na TPM também me dá una ataque formiga.
    Eu reduzi muito depois da RA, mas eu não consigo beber o chá sem açúcar ainda.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala em ataque de formiga.....esse mês que passou tive um....fazia tempo que conseguia me controlar!!!!
      Mas o açúcar tá dando muita diferença no meu peso! E agora já estou me acostumando!

      Excluir
  2. Não tomo café, mas se gostasse não sei se conseguiria eliminar totalmente. Será que co açúcar mascavo fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoroooo açúcar mascavo usava muito no iogurte natural.
      No café fica melhor o demerara.
      bjs

      Excluir
  3. Não é fácil fazer dieta hoje em dia, existe uma variedade grande de produtos que encantam os olhos...
    Mas devagar e sempre é melhor caminho, sorte beijo Lisette,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ir aos poucos é a segurança que realmente mudamos a nossa rotina e consequentemente nossos hábitos!!
      Abraços

      Excluir
  4. Realmente é complicado ficar sem açucar...
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Dani dá uma boa diferença na balança. Depois voltarei com o consumo, mas depois de estar com o peso estabilizado.
      Bjs

      Excluir
  5. Interessante a reportagem!
    Tenho grande problema com açúcar e coisas doces se deixar vivo só a base disso.. graça a Deus já consigo tomar o café sem açúcar as vezes coloco umas gotinhas de adoçante. .. Beeijos
    resilienciia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mega difícil mesmo, meu paladar sempre foi mais doce. Mas graças ao meu esforço estou mudando aos poucos...quero poder ter um torta ou um bolo...e comer naturalmente.....sem ficar sem dormir pensando em comer. heheheheheh
      bjs

      Excluir
  6. Oi, Grazi

    Quando comecei a tomar adoçante foi por causa da minha mãe que era diabética e eu queria evitar termos açúcar comum em casa. Só com essa mudança perdi 4 kilos ao longo de 1 ano. Dai, com esse estímulo, comecei a fazer dieta e exercícios, perdendo 13 kilos ao longo de 1 ano. Após a morte dela em 2005, fui ganhando peso sem me importar e pulei de 55 kg para 76kg em 2012. De lá pra cá tem sido uma batalha. Voltar a tomar adoçante me ajudou muito e só pretendo voltar a consumir açúcar quando perder os kilos adquiridos e me manter estável por 1 ano. Lembro que no começo, só conseguia tomar café com pão doce,kkkkk.

    Cheiros e que você consiga ter uma semana bem levinha, garota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Jô...com certeza estou vendo os resultados mais rápido...somente com a mudança do açúcar!!!!
      Eu tb pretendo voltar a utilizar os mais naturais depois que estiver no peso ideal.
      bjss

      Excluir
  7. Muito esclarecedor esse post...usar mel e açúcar mascavo é ótimo pra saúde, mas mesmo assim tem calorias e precisamos tomar cuidado.Eu acho que tomar um café pela manhã com açúcar (desde que não seja muito açúcar) não tem problema .
    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amoooo mel e açúcar mascavo, mas com a mudança no hábito alimentar vejo a diferença na balança. bjs

      Excluir
  8. Uau.. adorei esse post!!!

    Eu adoro o açúcar demerara... ele é menos forte que o mascavo e mais saudavel que o cristal e refinado. O cafezinho eu so tomo pela manha (um pouco) no trabalho e nao cortei ele. Reduzi outras quantidades e consumo de açúcar e ja descobri o mel como otimo adoçante. Tbm nao curto adoçante..arght..detesto.. entao vou reduzindo o consumo de coisas muito doces...

    beijus.. da formiguinha Cris kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As formigas tomam conta do mundooooo hehehehehe. Eu já perdi o sono várias vezes por uma torta ou pudim que estava na geladeira.
      bjs

      Excluir
  9. Eu tb gosto de café com açúcar e disso eu não abri mão quando falei com minha nutri.
    Só tomo pela manhã cedo. Então, ela falou que não ia causar prejuízo na dieta.
    No restante do dia, geralmente, não como doces.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o post viu amiga!!
    eu ja quase nem uso açúcar viu!!!!
    evito sal açúcar e farinha branca! então acho que ja acostumei viu!
    beijos amore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou acostumando ficar sem o açúcar, foi difícil mas agora está tudo ok!! Abraços

      Excluir