segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Peso e TPM.




    Estou no período pré menstrual, e pra mim é muito difícil devido a vontade absurda de ingerir maior quantidade de doce, fico inchada e me sinto muito pesada e ansiosa. O que neste exato momento está me atrapalhando pois estou focada em sair da casa dos 80...faz alguns meses!!!!
Me pesei hoje e estou com 80,800...400 gr a mais!!!!
Mas antes de ficar triste ...eu pensei que sempre neste período posso "engordar" cerca de quase 2 kg de retenção hídrica. Ufáaa!!!!
Vou continuar FOCADA ... E PENSAR QUE ESSE PERÍODO PASSA, MAS ESTOU TOMANDO ALGUNS CUIDADOS!!!

Informações:

    O aumento de peso e inchaço são situações que afetam grande parte das mulheres nos dias que antecedem a menstruação e podem acompanhar sintomas como alteração de humor, depressão, ansiedade e irritabilidade. Sendo estes sintomas chamados de TPM (tensão pré-menstrual ).

Entendendo melhor!

O ciclo menstrual e dividido em 2 etapas:
Folicular: que é compreendida pelo período do sangramento até a ovulação. Cerca da metade do seu ciclo. (28,30,40 entre uma menstruação e outra).
: Fase lútea:  nesta fase folicular temos o crescimento dos folículo ovariano que é estimulado pelos hormônios folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante do óvulo (ovulação).
Nesta fase o corpo lúteo (óvulo não fertilizado) é o responsável pelo aumento dos níveis de estrogênio pela avalanche  de progesterona (hormônio predominante no homem).
Com o passar do ciclo  o "óvulo não fertilizado" diminui de tamanho e os níveis hormonais de estrogênio e progesterona caem levando ao descolamento do endométrio (A MENSTRUAÇÃO)

Na segunda fase do ciclo teremos as principais alterações de peso, inchaço e os sinais e sintomas da TPM. 
O edema (inchaço) é decorrente de um processo de retenção de sal e água no organismo a causa desta retenção hídrica não está totalmente esclarecida, o que se sabe é que envolve um outro hormônio chamado de aldosterona e que poderia estar também associada a um desequilíbrio nas concentrações dos 2 hormônios principais desta fase, estrogênio e progesterona. 
Muitas mulheres apontam maior apetite, como um aumento frequência e intensidade de episódios de compulsão alimentar, principalmente por carboidratos. Pesquisadores já encontraram oscilações de peso na ordem de mais de 2kg na TPM devido os fatores mencionados a cima.

Muitas mulheres possuem uma alteração de forma mais intensa na fase da pré menstrual agravadas por alterações de humos. Há uma queda nos níveis de serotonina que ocorre no sistema nervoso central logo após a ovulação é uma das hipóteses que tentam explicar esta alteração do comportamento alimentar. Este neurotransmissor é um dos principais envolvidos nos mecanismos de SACIEDADE e seus níveis baixos estão relacionados a um maior apetite. Além disso, a maior ingesta de carboidratos seria um modo de favorecer o aumento dos níveis de serotonina no sistema nervoso central. Alguns pesquisadores também acreditam na ocorrência de uma menor sensibilidade à insulina por ação da progesterona, o que levaria a uma menor utilização da glicose pelos tecidos e consequentemente à sensação persistente de fome.

O que podemos fazer

# Inchaço: podemos reduzir a ingesta de  sal, embutidos, uso knoor ou outros temperos prontos. 
# Prática de exercícios:  favorece a eliminação do excesso de líquidos.
# Compulsão alimentar: evitar o contato com alimentos com elevado valor calórico e sem valor nutritivo (pra mim leite condensado e você????)
Não tenha alimento que você não consegue parar de comer em casa, pra não ter perigo de cair a Compulsão Alimentar.
 A redução da ingesta de cafeína também é importante devido a sua forte associação com insônia e irritabilidade pré-menstrual.

Referencia bibliográfica: BRUNNER E SUDDARTH , Tratado de Enfermagem Médico Cirurgica, 9º. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Boa noite!!!
Até o próximo post!
Abraços 

  

5 comentários:

  1. Oi Grazie,
    Eu também fico super inchada e geralmente fico empacada no peso quando estou assim. Na semana seguinte é que vem o resultado. Por isso é importante manter a RA nesse período, para aparecer o resultado na próxima semana.
    Adorei o texto
    bjo
    Wan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wan!
      Acho que é geral esse "empacada no peso", mas dessa vez eu estou ciente da situação e vou manter o foco!!!!
      Com ajuda do blog está sendo mais fácil, e com tuas orientações facilita muito o processo. Já que não não posso ir no grupo da Meta ai!
      Fico feliz que gostou do texto, escrevo com carinho, já que não tenho o seu talento para escrever as refeições!!! Amo isso no teu...me ajuda muito!!!
      Bjs

      Excluir
  2. Boa tarde Cute!
    É um prazer recebe-la no meu blog, conto muito com ajuda de vocês!
    Abraços
    Volte Sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Comecei a minha RA não faz nem 10 dias...ainda estou engatinhando nesse assunto apesar de ja ter lido bastante coisa, mas é sempre bom ter essas informações...muito obrigada! Boa semana!
    Um beijão

    http://agoraeserioqueroemagrecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lika, fico super feliz em receber você no meu blog!
      fique firme na tua RA, e estou aqui pra te dar Força, o caminho é longo mas não é impossível!
      Abraço.

      Excluir