quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BEM VINDOS AO MUNDO DA ANSIEDADE ALIMENTAR OU COMPULSÃO ALIMENTAR!!!

QUEM NUNCA COMEU DESENFREADAMENTE? DEVOROU TUDO O QUE TINHA EM MINUTOS? 


COMEU TÃO RÁPIDO QUE CONTINUOU COMO SE NÃO TIVESSE COMIDO?


QUEM NUNCA SENTIU UMA ANGÚSTIA QUE NEM SABE O PORQUÊ, UMA FOME TREMENDA PARECE QUE TEM UM BURACO NO SEU ESTÔMAGO E VOCÊ NEM SE QUER LEMBROU QUE FAZ POUCO QUE COMEU?


FICOU MUITO TRISTE, ANOJADA DE SI MESMO E MUITO CULPADA APÓS TER COMIDO TANTO AO PONTO DE DOER O ESTÔMAGO?




BEM VINDOS AO MUNDO DA ANSIEDADE ALIMENTAR OU COMPULSÃO ALIMENTAR!!!


O Transtorno Alimentar é caracterizado por episódios de ingestão alimentar extremamente excessiva, e para ser diagnosticada é necessária que este comportamento ocorra 2 x por SEMANA EM UM PERÍODO MÍNIMO DE 6 MESES.

Durante o episódio de compulsão a pessoa tem um forte descontrole sobre o que está comendo, não consegue parar e engole muito rápido, juntamente um sentimento de culpa e vergonha acompanha a crise.
Quase todas as pessoas com esse transtorno são obesas e apresentam histórias de variação de peso. São propensas a vários problemas clínicos graves como o colesterol, hipertensão arterial e diabetes. Além desses problemas, a fome emocional afeta autoconfiança e autoestima e isto se torna um ciclo viciosa
Quanto maiores as dificuldades na vida, mais a pessoa usa a comida como ponto de fuga e com isso as dificuldades aumenta.
A comida se configura uma espécie de DROGA. Um vício em formas de bolos, doces, massas, frituras, biscoitos. A comida é uma inimiga e a cozinha, o caminho mais curto para chegar ao fundo do poço.

Segundo a OMS (organização mundial da saúde), cerca de 30% das pessoas que procuram tratamento para perda de peso são portadores de transtorno do comer compulsivo. O primeiro sinal do distúrbio, na maioria das vezes, é visível no corpo. A silhueta fica cada vez mais redonda e a balança acusa um ganho de peso contínuo.

Os estudos do transtorno de compulsão periódica são recentes, 1994, desde então pesquisadores já descobriram, por exemplo, a comilança ocorre no fim da tarde e noite. Uma das hipóteses para a preferencia de horário é que o compulsivo tem mais privacidade em casa do que em outros lugares, como no trabalho. Longe de pessoas diferentes não passa vergonha por causa do exagero.

A pessoa sente-se ansiosa e tem tendência à depressão, sente-se culpada, com remorso, vergonha e solitária. Devido a fatores emocionais é o pivô da comilança descontrolada.

OBS: Não adianta a recorrer a regimes radicais. O período de abstinência dura pouco, e um alimento tentador ou uma situação que mexa com as emoções pode desencadear uma nova crise de compulsão.

É necessário entender o transtorno, porque desconhecer só traz sofrimento quase certo na balança. Como não emagrece, cresce a ansiedade, que leva a novos ataques de comilança. As invasões às escondidas aos armários sempre e a procura de algo bem gostoso (uma bomba calórico). Uma das hipóteses é que a ingestão desses alimentos reduz a ansiedade e a depressão proporcionando um conforto momentâneo




Abraços

7 comentários:

  1. infelizmente revejo-me um pouco no post.
    Não digo que tenha compulsões até doer a barriga, isso faço em dias de festa e em público.
    Agora... que muitas vezes chego a casa e ando a procura de coisas doces, isso sim.
    Nunca cheguei e comi 1 tabelete inteira de chocolate, mas vou petiscando...tal como uma secret eater.

    Será que este é tambem caso de compulsão?

    Beijinho e é sempre bom e gratificande ter informações

    ResponderExcluir
  2. É muito triste...é uma doença e pena que poucas pessoas se dêem conta disso!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Nesses casos a melhor opção sempre é buscar ajuda meeesmo, pois sozinho pode ficar difícil de identificar. Muito bom o post!!! Bjs e boa quinta

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!!!!!
    acredito ser assim!!!! mas agora com a terapia tem me ajudado a ver onde estou errando!!!
    Muito legal essa dica sua viu!!!
    Amo vim aqui por causa disso! Sempre uma otima leitura!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Grazi, amei o post, mas infelizmente me vi em cada linha que vc escreveu...vi que o caso é sério, o que eu devo fazer?
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive isso algumas vezes, hoje não tenho mais, graças a Deus. É um sentimento terrível, devastador, depois que vc termina de comer. Eu me sentia o "cocô do cavalo do bandido". Depois que eu resolvi me tirar do fundo do poço, nunca mais tive isso. É uma questão de não desistir de você mesma, procurar ajuda, se for necessário..enfim. Enfim, não permitir que a doença vença vc.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Acho que todas nos sabemos
    o que é isso ... nos vemos nessa situação.
    Muito bom texto flor.
    Grande beijoooo

    ResponderExcluir