terça-feira, 12 de novembro de 2013

Obstáculo Psicológico para o Sucesso na Prática da AF!






Manhã de segunda-feira, uma chuva gostosa bate na janela, você se ajeita embaixo do edredom, sentindo-se confortável. Que maravilha! Que preguiça boa! Como é bom dormir, ainda mais com esse tempinho. De repente o relógio toca… É hora de levantar e se preparar para o dia. Banho, um café apressado, trânsito, metrô e ônibus cheio de gente, guarda-chuva pingando, carros correndo e jogando água pra todos os lados, pessoas com um péssimo humor. Pode haver um acidente no caminho e, então, você pega outro percurso para o trabalho ou os motoristas de ônibus podem estar em greve, o que te faz tirar o carro da garagem ou pegar um táxi. Por outro lado, o dia pode estar bonito, o trânsito mais ou menos, as pessoas estarem gentis, mas você estar com uma gripe chata, dor de cabeça, dor de barriga. Assim, como vai ter paciência para lidar com seu chefe? Ainda mais se o chefe grita, xinga e faz cobranças além do limite. Desse modo, como suportará aqueles clientes chatos? Principalmente aqueles fregueses que são eternamente insatisfeitos, rudes, mal educados e indecisos. Quem sabe, você está com problemas em casa, com a família, cônjuge ou filhos. Quantas vezes você já passou por coisas assim? Agora diz: Quantas vezes coisas assim te impediram de ir trabalhar?


Apostamos que muita gente passou por alguma situação parecida com as citadas. Mas também, é possível arriscar dizer que a maioria das pessoas que passam ou passaram por tais situações, poucas vezes deixou de ir trabalhar por isso. . Por quê? Será que é a vontade de trabalhar que motiva as pessoas a enfrentarem todos os obstáculos possíveis para bater o ponto? Será o salário? Seria o medo de ser demitido? Quase impossível saber. . Afinal, seu atraso não é tolerado, suas faltas precisam de justificativa e/ou de um atestado e às vezes geram descontos no salário ou até mesmo demissão. O que sabemos é que com o trabalho não há muito espaço para a desculpa.


Todavia, basta uma pia cheia de louça, uma casa para limpar, uma mesa de bar, um espetinho de carne, uma pizza de micro-ondas, um cachorro quente de rua, um dia de trabalho puxado, chuva, feriado, fim de semana, visita de amigo, dor de cabeça, cinema, familiar em casa, dia de futebol na TV, cachorro doente, piscina cheia, piscina vazia, etc. Qualquer coisa pode servir de desculpa para uma pessoa não ir treinar.


Veja bem, tudo isso são coisas que abrimos mão de fazer quando temos que trabalhar, quando temos um horário a cumprir. No entanto, por que não fazemos os mesmo sacrifícios pela nossa saúde, para manter uma prática de exercício físico regular? Por que inventamos tantas desculpas? Será que temos um instinto caridoso que nos faz trabalhar para os outros e depois gastar o dinheiro no comércio de outros detonando nossa qualidade de vida? Ou nos sentimos tão obrigados a trabalhar que tudo que queremos no fim do dia é descarregar o estresse adquirido? Difícil saber tas resposta. Tudo que sabemos é que isso são desculpas.


Treinar não é pensamento, nem sentimento, é ação. Treinar é verbo. Vá e faça, regularmente e sem desculpas. Encare a chuva, encare o trânsito, peça para o amigo ou parente visitá-lo um pouco mais tarde, não deixe a louça acumular, mantenha a casa organizada e limpa guardando as coisas em seus devidos lugares, defina um dia para relaxar no bar, organize sua dieta, peça para alguém levar seu cachorro doente ao veterinário de carro e vá correndo atrás a pé, mas não deixe de bater o ponto do treino.


De forma saudável e regular, é preciso assumir um compromisso com você mesmo, estabelecendo o treino como parte “obrigatória” do seu dia a dia. Você não abre mão de ir pra praia todo ano porque a empresa deixou de te dar férias? Você passa oito, doze horas no trabalho e não pode cuidar de si durante uma “horinha”? Então você é capaz de fazer sacrifícios pelos outros, mas não por você?


Espere até o mês que vem para se matricular na academia, para economizar e observe. É bem provável que você gaste esse dinheiro com um monte de bobagens como: cerveja, comida prejudicial, futilidades, dentre outros. Acontece que você só perceberá isso depois, quando já tiver perdido um mês de saúde e qualidade de vida. Deixe de ir caminhar hoje e observe se amanhã não acontecerá a mesma coisa.


A desculpa é o maior obstáculo psicológico para o sucesso na prática do exercício físico e ela atinge não só pessoas comuns como nós, ela também afeta atletas iniciantes e de alto desempenho.


Treino é regularidade, disciplina, perseverança, desafio e bater metas. Para isso é necessário fazer, treinar, mas a desculpa mata o treino no ninho. Aceitando a desculpa, dia após dia, ela se tornará sua prática regular, seu hábito. Quando você perceber que isso aconteceu, será uma manhã de segunda-feira… de 12 meses adiante.


Autor:  Maurício Mendonça Psícologo Clínico CRP: 08/14124

12 comentários:

  1. Que texto perfeito o desse autor! Adorei. Nossa, extremamente reflexivo, nos faz parar pra se perguntar o que estamos fazendo da nossa vida nessa questão da atividade física 9e em outras também). Muitas partes me chamaram a atenção, mas a que diz "então você é capaz de fazer sacrifícios pelos outros, mas não por você?" ... Realmente, a quantidade enorme de desculpas que criamos são nossa "pedra no sapato". O tempo passa, e passa de qualquer forma. Então, chega de desculpas!
    Um ótimo dia pra você.
    beijo


    http://blogsaigula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal esse post!
    Eu sei que se dependesse de academia seria difícil fazer A.F,até porque tenho filho pequeno e ninguém pra ficar com ele! Então comprei um simulador e um mini trampolim e faço em casa mesmo... aí fica difícil inventar uma desculpa né?!
    Bjs!

    eliminandooquenaomefazbem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, concordo muuiito com seu post!!! Devemos mesmo assumir esse compromisso com nossa saúde!
    E o momento é agora, não amanhã ou depois!
    Precisava mesmo ler tudo isso (que a gente até já sabe, mas não põe em prática) e, hoje mesmo começo a melhorar minha rotina de AF.
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
  4. Uau Grazi! Amei o post! Serviu muito pra mim! beijo

    ResponderExcluir
  5. Admito que as vezes uma desculpinha aqui e outra ali são necessárias, mas se é pro bem da dieta, ela não deve existir. :) Beijos

    ResponderExcluir
  6. é incrivel as desculpas que as pessoas inventam, eu comecei a anotar...um dia vou escrever um post com todas as desculpas que já ouvi...hoje não arrumo mais...o milagre aconteceu ak com essa pessoa...mas demorou....o importante é que aconteceu...vamos treinar....bjão...

    ResponderExcluir
  7. Também amei! Excelente! Não dá para ficar parado, esperando as coisas melhorarem!! Temos que ir e fazer a nossa parte que os resultados virão.

    Salário ainda preciso de um melhor, mas do chefe não posso reclamar, o meu é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Fantástico, AF tem que ser rotina e não por obrigação.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo! O maior impedimento é o psicológico e a gente as vezes nem percebe, to boba!

    ResponderExcluir
  10. Hj nao tive tempo de ler o texto todo mas vim deixar meu OIIIIII saudades!!! rs...
    logo mais leio e comento de novo!! rs

    beijus

    ResponderExcluir
  11. Essas desculpas...Sempre atrapalha, mas vivem rondando a getne.
    Temos que vigiar sempre pra não cair em tentação.
    Bjks

    ResponderExcluir